"Sofrer é só uma vez, vencer é pra eternidade"
(Soren Kierkegaard)

Programação e Banco de Dados

CONTEÚDO

AULA GERAL

• Slides PPTX;
• Slides em PDF;

PROJETO E PROTOTIPAÇÃO

• Exercício Briefing;

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

• Apostila
• Exercício - Locadora
• Download Visualg;
• Download PascalZIM;
• Lista 01 (gabarito)
• Lista 02 - Estrutura Sequencial (App Gabarito)
• Lista 03 - Estruturas de Seleção (App Gabarito)
• Lista 04 - Estruturas de Repetição (exercícios de apoio)
• Lista 05 - Vetores
• Lista 06 - Matrizes

BANCO DE DADOS

• Script SQL Livraria
• Script SQL Loja
• Script SQL Universidade
• Script SQL Olimpíadas
• Script SQL Filmes
• Script SQL Bicicletaria
• Script SQL Super Heróis
• Script SQL Video Games
• Script SQL Dados
• Exercício MER - Hospital
• Exercício MER - Livraria
• Exercícios SELECT
• Exercícios ROUTINE e TRIGGER
• Exercício Final
• Ação de Recuperação

TESTE DE SOFTWARE

• Exercícios - Selenium
• Aplicação de Teste HTTP - JMeter
• TCC Análise de Desemepenho com JMeter - IFMG
• API ReqRes
• API PetStore
• API GoRest
• ReqBin - Testing API
• Website Testes de Segurança
• TestRail

POO

• Exercício - Modelagem UML
• Exercício - Diagrama Futebol
• Exercício - Diagrama Reserva de Voo
• Exercício - Diagrama Cracolândia
• Exercício - Diagrama Hospital
• Exercício - Diagrama Celular
• Exercício - Diagrama Jogo de Futebol
• Exercício - Diagrama Locadora de Veículos
• Exercícios Construção de Classes
• Exercícios Java GUI
• Driver JDBC 8.0.30
• Teatrinho - Métodos;
• Vídeo-Aula GUI em Java;
• Vídeo-Aula Persistência de Dados;
• JAR Jogo Stop;
• JAR Jogo de Adivinhação;
• JAR Ingressos Cinema;
• JAR Locadora de Veículos;
• JAR Veterinária;
• Download - DIA Portable

HTML/CSS/JS

• Exercício Básico HTML
• Layout Portfólio ( Início, Portfólio, Contato)
• Layout Livro ( Início, Conteúdo)
• Layout SENAC ( Layout Fatiado)
• Layout Miranha ( Layout Fatiado)
• Wireframe ( Arquivo PSD)
• Wireframe 02
• Layout Responsivo
• Gerador de Gradiente CSS
• Gerador de Gradiente CSS 02
• Gerador de Stripes CSS
• Gerador de Sombra CSS
• Gerador de Botão CSS
• Gerador de Tabela HTML
• Gerador de Botão WhatsApp
• Gerador de Setas
• Automatizadores
• Guia de Referência HTML/CSS/JS
• Framework Boostrap
• Framework Materialize
• Framework Skeleton
• Framework Bulma
• Framework Pure CSS
• Framework UI Kit
• Framework Foundation
• Framework Tailwind CSS
• Framework Semantic UI
• Framework Cardinal
• Framework Mueller

PHP

• Exercícios PHP Basics
• Exercícios PHP + Banco de Dados
• Formulário GET/POST/REQUEST
• Template CRUD
• Arquivos de Sessão
• Exercícios PHP OO
• Lista de PSR

DESIGN

• IMAGEM - Foto Preto e Branco
• IMAGEM - Rosto com Espinhas
• IMAGEM - Rosto Idoso
• IMAGEM - Paisagem
• IMAGEM - Óculos
• IMAGEM - Estrada
• IMAGEM - Carro
• Download Elementos Photoshop
PLANO DE ENSINO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

• Tipos de Máquina,Baixo Nível e Alto Nível;
• Linguagem Não-Estruturada, Estrutrada e Orientada à Objetos;
• Histórico das Linguagens;
• Lógica, Indução, Dedução, Argumentos e Tabela Verdade;
• LISTA 00 - Tabela Verdade;
• Entrada, Processamento e Saída;
• Narração, Fluxograma e Pseudocódigo;
• Linguagens Interpretadas e Linguagens Compiladas;
• Variáveis Inteiras, Reais, Literais, Caracteres e Lógicas;
• Declaração, Atribuição de Valores, Incremento e Decremento;
• Cálculos e Linearização de Expressões;
• LISTA 01 - Algoritmos;
• Estruturas de seleção IF/SE, IF/SE Aninhado e CASE OF/ESCOLHA;
• LISTA 02 - Estruturas de Seleção. • Estruturas de Repetição FOR/PARA, WHILE/ENQUANTO e REPEAT/REPITA;
• LISTA 03 - Estruturas de Repetição;
• Declaração de Vetores, Adição, Exclusão e Pesquisa de Elementos;
• Declaração de Matrizes, Adição, Exclusão e Pesquisa de Elementos;
• LISTA 04 - Vetores e Matrizes;
• Usando Funções e Procedimentos;
• LISTA 05 - Funções e Procedimentos.
• Outras Linguagens;
• Kahoot Para Revisão de conteúdo;

BANCO DE DADOS

• Conceitos de Banco de dados, tipos e o Modelo Entidade-Relacionamento
• Elementos de Banco de Dados, Chaves, Registros, Tuplas, Tabelas e Campos
• SGBDs, Comparação de Benchmark, Principais usos e Histórico
• Laboratório: Instalação e Configuração de um servidor MySQL;
• Laboratório: Instalação e Configuração de um servidor Postgree;
• Principais Comandos DDL: CREATE, DROP, SHOW, USE, TRUNCATE, ALTER;
• Principais Comandos DML: INSERT, UPDATE e DELETE
• Utilizando DQL: SELECT/SELECT INTO. Cláusulas e Constraints. Funções COUNT, AVG, MAX, MIN, SUM, DISTINCT, NOW, CURDATE, CURTIME, SHA
• Utilizandos JOINs, FULL OUTER, LEFT, RIGHT, INNER
• SubQueries
• Lista de Exercícios SELECT
• Principais Comandos DCL: GRANT e REVOKE. Gerenciamento de Usuários
• Principais Comandos DTL: START TRANSACTION, COMMIT, ROLLBACK
• Utilizando VIEWS
• Stored Procedures
• Utilizando Triggers
• Lista de Exercícios Trigger e Procedures
• Estruturas em Banco de Dados: Variáveis, Seleção e Repetição
• Kahoot Para Revisão de conteúdo;

TESTE DE SOFTWARE

• Introdução da Disciplina, Importância de Testes, Histórico de Bugs;
• Técnicas, Níveis e Tipos de Teste;
• Testes Funcionais e Testes Não-Funcionais
• Técnicas de Caixa-Preta, Valores de Borda, Classes de Equivalência, Mudanças de Estado e Valor Limite
• Teste de Sistema, Interface, Aceitação, Carga, Performance, Stress, Banco de Dados e Segurança
• Técnicas de Caixa-Branca, Caminhos, Teste de Unidade e Integração
• Atividade de Debug, Element Inspector e Histórico Firebug
• Escrevendo Casos de Teste. Ferramentas TestLink, TestRail e Jira
• Laboratório: Testes de Interface com Selenium IDE e Appium
• Laboratório: Carga e Performance JMeter em Websites
• Laboratório: Carga e Stress JMeter em Banco de Dados
• Laboratório: JMeter com Requisições e Parâmetros HTTP em Aplicações Web
• Laboratório: JMeter para API Rest/Restful
• Laboratório: Teste de Segurança com OWASP ZAP
• Introdução ao TDD, BDD, DDD e ATDD
• Laboratório: JUnit/PHPUnit para Teste de Unidade
• Integração de Testes de Unidade com Selenium Web Driver
• Laboratório: Cucumber para Teste de Aceitação
• Kahoot Para Revisão de conteúdo;

ORIENTAÇÃO A OBJETO

• Introdução ao Paradigma, Conceitos OO e os Pilares
• Análise de Sistemas OO, UML, Conceitos e Relacionamentos
• Laboratório: Exercício para Modelagem de Classes UML
• A Plataforma Java, JVM, JRE e JDK. Estudo de Objetos, Métodos e Atributos
• Teatrinho de Métodos. Método Principal, Estático Mutante, Acessor e Construtor. Modificadores e Gerenciamento de Memória
• Java Basics: Pacotes, Tipos Primitivos, Referências, Importações, Arrays, Casting e Parsing
• Java Basics II: Operadores Unários e Lógicos, Comparação, Atribuição, Incremento/Decremento e Concatenção.
• Java Basics III: Estruturas If/Else, Switch, For, While e Do While.
• Laboratório: Prática de Java Basics
• Laboratório: Construção básica de Classes e Relacionamento
• A Classe Math: métodos pow, sqrt, cbrt
• Pacotes Swing e AWT: Telas, Botões, MDI, Pop-ups
• Laboratório: Aplicando UI nas Classes
• Classes de Persistência, JPA e JDBC
• Frameworks Java: Hibernate e Spring
• Laboratório: Persistindo Dados
• Gerar build e deploy do arquivo JAR

HTML/CSS/JS

• Inclusão do javascript (interno e externo)
• JS Basics (declarações, variáveis, estrutura, comentários, sintaxe)
• Formas de Saídas (alert, console.log, document.write)
• Funções (construídas e prontas)
• Eventos (mouse, teclado e tela)
• Timers (setInteval e setTimeout)
• JQuery, JSON, Ajax

© 2009 - 2024 Sor Jonas